200 anos de Bicicleta.

Em 1815, a erupção do Monte Tambora, explosão vulcânica mais poderosa já registrada na história,  criou anomalias cliamáticas globais, passando o ano de 1816 a ser conhecido como o "ano sem verão", afetando as colheitas em todo o mundo, e causando a morte dos gados.

Em 1817 o alemão Karl Drais cria uma alternativa aos cavalos de trabalho: a bicicleta considerada pioneira, batizada por ele de laufmachine (máquina voadora); chamada pela imprensa de "La Draisine" ou velocípede; feita de madeira, sem freios, tampouco pedais. Seu intuito era oferecer um meio de transporte mais barato e fácil de manter que os cavalos.

Gravura que mostra a invenção de Von Drais em funcionamento 
Gravura que mostra a invenção de Von Drais em funcionamento CHRISTOPHEL FINE ART / GETTY IMAGES

Nasce, em 1863, o velocípede com pedais na roda dianteira, com suas rodas de aço, denominada "boneshaker". Graças aos avanços da metalurgia para produzir peças leves e pequenas, começa, então, a ser produzida totalmente em metal,  a bicicleta de roda alta, pois,  quanto maior a roda dianteira, maior era o avanço nas padaladas. A segurança era um problema, já que eram necessárias habilidades acrobáticas, para aceder e conduzir estas bicicletas.

Em1866 surgem as bicicletas "safety",  as quais diminuíam o risco de queda em relação aos modelos anteriores; com mecanismo de transmissão, e as rodas voltando ao tamanho normal.

Uma 'bone shaker' fabricada na década de 1860
Uma 'bone shaker' fabricada na década de 1860 HULTON DEUTSCH / GETTY IMAGES     

Um menino e seu avô em Seattle, em 1925
Um menino e seu avô em Seattle, em 1925 BETTMANN / GETTY IMAGES

Em 1888, com o advento do pneu de John Dunlop, e atingindo as massas, a bicicleta passa a ter um importante papel na emancipação das mulheres. A fotografia abaixo é de 1898: graças às 'bicicletas de segurança', que são praticamente como as contemporâneas, muitas mulheres começam a usar o veículo

Esta fotografia é de 1898: graças às 'bicicletas de segurança', que são praticamente como as contemporâneas, muitas mulheres começam a usar o veículo

No início da década de 1900, os irmãos Wright constroem seu avião na oficina de sua loja de bicicletas.; surgem a bicicleta de corrida na primeira edição da Volta da França, e o sistema de marchas, com defletor que usamos hoje.

No período entre  1969 e 1982, temos um significativo incremento no desenvolvimento das bicicletas, com a chegada da icônica "chopper", com guidão com alças altas e garfo dianteiro inclinado à frente, da BMX; o começo da produção em larga escala da "mountain bike"; da bicicleta dobrável; e da bicicleta elétrica "pedelec".

Fábrica de bicicleta em Montes Claros

Foto extraída da reportagem Cidade espera fábrica de bicicletas - Portal JNNotícias

Hoje, são fabricadas  em todo o mundo, 100 milhões de bicicletas por ano. Para conquistar a mobilidade urbana, chegam ao mercado novidades com cada vez mais tecnologia de ponta em seu desenvolvimento. É o caso da Gi Flybike, uma estilosa bicicleta elétrica e dobrável. Na lista das inovações também estão: as bicicletas elípticas; as desenhadas por indústrias de carros; e as e-bikes com a incorporação de freios ABS, que promovem a redução de acidentes em 25%.

Bicicleta - transporte do passado, presente e futuro

Fundo fotografia desenhado por Jcomp - Freepik.com

A quantidade de deslocamentos em bicicleta passará de 7% para 22% em 2050, reduzindo–se as emissões de gases em 47%, economizando-se 126 bilhões de dólares.

Por isto, para muitos, a bicicleta é o transporte urbano do futuro.

 

 

Bônus: Animação muito bem feita sobre a evolução das bicicletas desde os primeiros projetos, até os modelos atuais. 




Últimas notícias:

Não estamos participando ou organizando a descida pela Rota Márcia Prado

O Instituto CIcloBR não tem envolvimento no evento.

Manifesto do CicloBr!

Repúdio contra a lei nº 16.738, de 7 de novembro de 2017

CAMPANHA BIKE GUARANI na Aldeia Tekoá Pyau Pico do Jaraguá

Doe seu dinheiro, doe sua bike, doe seu tempo!

É hoje o Dia Mundial sem Carro! Tome uma atitude!

Venha tomar um café da manhã conosco!