Em 1815, a erupção do Monte Tambora, explosão vulcânica mais poderosa já registrada na história, criou anomalias cliamáticas globais, passando o ano de 1816 a ser conhecido como o "ano sem verão", afetando as colheitas em todo o mundo, e causando a morte dos gados.
Em 1817 o alemão Karl Drais cria uma alternativa aos cavalos de trabalho: a bicicleta considerada pioneira, batizada por ele de laufmachine (máquina voadora); chamada pela imprensa de "La Draisine" ou velocípede; feita de madeira, sem freios, tampouco pedais. Seu intuito era oferecer um meio de transporte mais barato e fácil de manter que os cavalos.
Gravura que mostra a invenção de Von Drais em funcionamento CHRISTOPHEL FINE ART / GETTY IMAGES
Nasce, em 1863, o velocípede com pedais na roda dianteira, com suas rodas de aço, denominada "boneshaker". Graças aos avanços da metalurgia para produzir peças leves e pequenas, começa, então, a ser produzida totalmente em metal, a bicicleta de roda alta, pois, quanto maior a roda dianteira, maior era o avanço nas padaladas. A segurança era um problema, já que eram necessárias habilidades acrobáticas, para aceder e conduzir estas bicicletas.
Em1866 surgem as bicicletas "safety", as quais diminuíam o risco de queda em relação aos modelos anteriores; com mecanismo de transmissão, e as rodas voltando ao tamanho normal.

Uma 'bone shaker' fabricada na década de 1860 HULTON DEUTSCH / GETTY IMAGES

Um menino e seu avô em Seattle, em 1925 BETTMANN / GETTY IMAGES
Em 1888, com o advento do pneu de John Dunlop, e atingindo as massas, a bicicleta passa a ter um importante papel na emancipação das mulheres. A fotografia abaixo é de 1898: graças às 'bicicletas de segurança', que são praticamente como as contemporâneas, muitas mulheres começam a usar o veículo

No início da década de 1900, os irmãos Wright constroem seu avião na oficina de sua loja de bicicletas.; surgem a bicicleta de corrida na primeira edição da Volta da França, e o sistema de marchas, com defletor que usamos hoje.
No período entre 1969 e 1982, temos um significativo incremento no desenvolvimento das bicicletas, com a chegada da icônica "chopper", com guidão com alças altas e garfo dianteiro inclinado à frente, da BMX; o começo da produção em larga escala da "mountain bike"; da bicicleta dobrável; e da bicicleta elétrica "pedelec".

Foto extraída da reportagem Cidade espera fábrica de bicicletas - Portal JNNotícias
Hoje, são fabricadas em todo o mundo, 100 milhões de bicicletas por ano. Para conquistar a mobilidade urbana, chegam ao mercado novidades com cada vez mais tecnologia de ponta em seu desenvolvimento. É o caso da Gi Flybike, uma estilosa bicicleta elétrica e dobrável. Na lista das inovações também estão: as bicicletas elípticas; as desenhadas por indústrias de carros; e as e-bikes com a incorporação de freios ABS, que promovem a redução de acidentes em 25%.

Fundo fotografia desenhado por Jcomp - Freepik.com
A quantidade de deslocamentos em bicicleta passará de 7% para 22% em 2050, reduzindo–se as emissões de gases em 47%, economizando-se 126 bilhões de dólares.
Por isto, para muitos, a bicicleta é o transporte urbano do futuro.
Bônus: Animação muito bem feita sobre a evolução das bicicletas desde os primeiros projetos, até os modelos atuais.