5º Forum de Bicicletas Manaus leva a discussão da mobilidade da sociedade ao poder público

Organizado pelo Pedala Manaus, o 5º Fórum de Bicicletas Manaus foi realizado na capital amazonense entre os dias 24 e 26 de agosto, com o tema “A Necessidade de Políticas Públicas de Ciclomobilidade para o Desenvolvimento Urbano”. Para ampliar a discussão, o evento foi promovido no ambiente acadêmico, na Faculdade Maurício de Nassau, na UNINORTE onde se deram encontros, palestras e discussões, e contou com atividades também no Parque dos Bilhares e nas ruas da cidade.

 

A equipe do CicloBR esteve em Manaus durante o evento e registrou tudo para compartilhar com você.

 

Por se tratar de um período eleitoral, este ano o evento contou com um painel onde foram convidados os candidatos à prefeitura manauara, Marcelo Ramos (PR); Henrique Oliveira (SD); Artur Neto (PSDB); Hissa Abrahão (PDT); Luiz Castro (Rede); Silas Câmara (PRB); Serafim Corrêa (PSB); Professor Queiroz (PSOL) e José Ricardo (PT). Também estiveram presentes cicloativistas e representantes de movimentos pró-bicicleta de todo o Brasil, como a rede Bike Anjo; o projeto Silvia e Nina e o coletivo Engraxadas. O evento contou ainda com shows de Tom Oliver e Zezinho Correa, além do sorteio de magrelas da marca OX.

 

A palestra internacional ficou por conta do ex-secretário de obras públicas de Bogotá, Jaime Ortiz, que discursou sobre a cidade que queremos. Também apresentaram painéis  Zé Lobo (Transporte Ativo); Clarisse Linke (ITDP) e Laura Ceneviva (Prefeitura de São Paulo). Para um dos organizadores do evento, o cicloativista Paulo Aguiar, (Pedala Manaus), a ideia não é apenas promover a cultura da bicicleta, mas a partir dela transformar as cidades. “Queremos mostrar ao poder público e às pessoas como a cidade pode se desenvolver incluindo a bicicleta como modal de transporte”, afirma Paulo.

 

O evento contou ainda com pedaladas; exposições fotográficas;  bike foods; oficinas de serigrafia e diversas atividades colaborativas em prol de cidades sustentáveis. “A bicicleta é um dos princípios fundamentais quando falamos de mobilidade urbana. Hoje temos a bicicleta como mola propulsora de transformações em nossas cidades, do sul ao centro oeste, do norte ao nordeste do país”, comemora o presidente do Instituto CicloBR, Hamilton Takeda, que acompanhou as palestras e também promoveu oficinas duranteo Fórum.  

 

Quer saber mais? Assista abaixo os vídeos gravados durante o evento

Abertura do Fórum de Bicicletas Manaus

Clarisse Linke (ITDP) 

Parte 1

Parte 2

Jaime Ortiz

Laura Ceneviva (Prefeitura de São Paulo)

Zé Lobo

(Parte 1)

 Parte 2

 

Parte 3

 




Últimas notícias:

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

A bike bonita na foto

Seleiconamos uma lista de alguns dos melhores fotógrafos do mundo da bike. Confira!

Doutores de Magrelas é selecionado para o 6º Fórum Mundial da Bicicleta

Projeto do Instituto CicloBR capacita pessoas em situação de rua em mecânica de bicicletas