A bike bonita na foto

 

 

 

 

 

 

 

Seleiconamos uma lista de alguns dos melhores fotógrafos do mundo da bike. Confira abaixo uma breve apresentação de cada um e algumas de suas fotos. Se você conhece algum@ fotógraf@ que arrebenta mas não está na lista, mande sua sugestão para nós!

Josef Koudelka

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Josef Koudelka

Nascido em janeiro de 1938, Josef Koudelka é um fotógrafo checo que ficou famoso por alguns trabalhos retratando ciganos na Romênia (poucos dias antes da invasão russa); a vida urbana nos arredores de Paris e muitas cenas de guerra, como a invasão de Praga pelas forças do Pacto de Varsóvia. Seus primeiros trabalhos remunerados foram no Teatro de Praga, quando utilizava uma Roleiflex. Ganhador de inúmeros prêmios e autor de muitos livros, amigo próximo do francês Henri Cartier Bresson, Koudelka não fotografava a bicicleta como tema, mas a peça aparecia com frequencia em seus retratos.

 

Robert Doisneau

Robert Doisneau

Foi um fotógrafo francês, falecido em 1994 aos 81 anos, deixando um acervo de mais de 145 mil negativos, em sua maioria fotografias de Paris e parisienses. Conhecido por seu humor, demonstrava um amor incondicional pela cidade e seus habitantes, que transbordava nas imagens capturadas por ele. Desgostava dos carros, das linhas de montagem e dizia que não conseguia fotgrafar sem amar. Para este fotógrafo a bicicleta também não chegou a ser um tema, tampouco há registros de que ele tenha sido um ciclista diário, mas o veículo aparece com frequencia em seus retratos. Afinal o que resume melhor a cidade, com amor e humor, do que uma bicicleta? 

 

Bill Cunningham

Bill Cunningham

Foi um célebre fotógrafo de moda do jornal americano The New York Times. Sua paixão era fotografar “o estilo das ruas”, arte que dominava com destreza ao se deslocar por Manhattan carregando sempre uma Nikon em cima de sua bicicleta Schwinn. Em uma de suas célebres frases, afirmava que “o dinheiro é uma das coisas menos valiosas. A mais valiosa é a liberdade”. Cunningham começou sua carreira no Chicago Tribune, mas se notabilizou com a série On the Street, veiculada no New York Times. Em 2010 foi tema do documentário Bill Cunningham New York. Faleceu em 2016, aos 86 anos.

 

 

Ian Hylands

Ian Hylands

Ian Hylands é um fotógrafo profissional nascido na California (EUA) e que vive hoje no Colorado (EUA). Especializado em esportes de ação e o estilo de vida que os cerca, Ian viaja pelo mundo para seus clientes fotografando as imagens que precisa para fins editoriais ou propagandísticos. Já fotografou para algumas das melhores marcas do mercado e as principais revistas e portais do mundo da bicicleta.

 

 

Nicolas Marino

Nicolas Marino

É um fotógrafo e arquiteto argentino, que viaja o mundo de bicicleta, especialmente em regiões remotas, em busca de culturas e sub-culturas que de alguma maneira resistem ao processo de globalização. Até novembro de 2016 Marino havia percorrido mais de 80 mil km por 67 países, mas não parou por aí. http://nicolonelytraveler.blogspot.com.br/

 

Sven Martin

Sven Martin

O sul-africano Sven Martin já foi skatista profissional e se tornou um dos mais respeitados, admirados e queridos fotógrafos de Mountain Bike no mundo. Conhecido por estar em todos os lugares o tempo todo, Martin carrega todos seus equipamentos fotográficos montanha abaixo, às vezes nas trilhas e pistas mais casca-grossa do circuito profissional. 

Abaixo um vídeo sobre a cobertura fotógrafica de Martin para um evento pro.

 

Felipe Baenninger

Felipe Baenninger

Com início em junho de 2013 o jovem fotógrafo paulistano Felipe Baenninger cruzou o Brasil por três anos em cima de uma bicicleta, registrando em fotografias a cultura ciclística no país. Ao final da viagem, os caminhos de Baenninger se transformaram no fotolivro Projeto Transite, financiado coletivamente. Os exemplares da primeira edição impressa podem ser reservados através do endereço online http://projetotransite.com.br/.

 

Pedro Cury

Pedro Cury

O criador e editor do site Pedal, Pedro Cury, é atualmente um dos grandes nomes brasileiros na cobertura de eventos esportivos no universo da bike, reconhecido especialmente por seu trabalho fotográfico. Independente da modalidade, Cury acredita que “os eventos são sempre mais difíceis, pois existe uma pressão de tempo, outros profissionais de mídia disputando o espaço e no final tudo pode acontecer”, conforme relatou em entrevista à página da Red Bull http://www.redbull.com/br/pt/bike/stories/1331703757378/por-tr%C3%A1s-das-lentes-pedro-cury.  

 

Sebas Romero

Sebas Romero

Um dos grandes nomes da fotografia esportiva no mundo é do uruguaio radicado em Barcelona, Sebas Romero. Apaixonado por motocicletas, skate e bicicleta, são deles algumas fotos ultra-pop de Neymar e Dani Alves, por exemplo. As imagens de bicicleta (com Danny MacAskill ou Sergio Layos) são de tirar o fôlego.  

 

 

Sterling Lorence

Sterling Lorence

Sterling Lorence é um fotógrafo canadense, nascido em Vancouver, que há cerca de 20 anos clica o mundo da bicicleta. Acredita que as trilhas existentes no planeta nos levarão há lugares incríveis, de tirar o fôlego. As fotos certamente confirmam sua tese. É dele uma foto polêmica de um ciclista pedalando na horizontal. Ao ser questionado se a foto era uma montagem, a equipe de Lorence divulgou um vídeo que mostra como a foto foi tomada. D+!

Saca só a foto e o vídeo:

 

 

5 perfis no Insta

No ano passado a Red Bull divulgou uma lista de 5 fotógrafos de Mountain Bike para seguir no Instagram.

 

Os retratos são um espetáculo tanto para os fãs de belas imagens quanto para os apaixonados pelo esporte radical. 




Últimas notícias:

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

A bike bonita na foto

Seleiconamos uma lista de alguns dos melhores fotógrafos do mundo da bike. Confira!

Doutores de Magrelas é selecionado para o 6º Fórum Mundial da Bicicleta

Projeto do Instituto CicloBR capacita pessoas em situação de rua em mecânica de bicicletas