A Semana da Mobilidade em São Paulo

MÊS DA MOBILIDADE

O mês da Mobilidade ainda não acabou e já se mostrou um dos mais agitados para quem discute o transporte ativo em São Paulo. Diversas organizações da sociedade civil, o poder público e empresas privadas promoveram atividades voltadas para os mais diversos públicos, crianças, adultos, idosos, gestores, empresários, entusiastas, ativistas, esportistas e cidadãos em geral.

O CicloBR não poderia ficar de fora dessa e preparou uma série de atividades em toda a cidade. No dia 11 mais de 20 voluntários organizaram um evento para 200 pessoas na Chácara Santana, na zona sul, com atividades ligadas ao universo da bicicleta para adultos e crianças.

 

Além do tradicional Desafio Intermodal, realizado no dia 15 pelo CicloBR;

O Instituto também promoveu uma Oficina de Mecânica para Iniciantes,

com 7 professores e 16 alunos no dia 17 e a Pintura de Rua no Jardim Peri, com vários voluntários no dia 18.

SEMANA DA MOBILIDADE

O CicloBR promoveu e participou ainda de outros grandes eventos na capital durante a semana da Mobilidade, de 19 a 25 de setembro. Tivemos o Café da Manhã e Café da Tarde para ciclistas das zonas sul e leste respectivamente;

A ação de conscientização para o Dia Mundial Sem Carro, no dia 21;

DIA MUNDIAL SEM CARRO

A ação do Dia Mundial Sem Carro no dia 22;

SHIMANO FEST

E a Shimano Fest, de 22 a 25, onde o Instituto ficou responsável pela instalação e operação do bicicletário; montou uma lojinha de produtos, camisetas e acessórios (muitos deles feitos com peças reaproveitadas de bicicletas); oficina de mecânica para mulheres; oficina de escultura e bijuteria para crianças; prova de SlowRide e um bate-papo com especialistas e ativistas sobre mobilidade ativa.

OUTRAS ATIVIDADES

Também promoveram ações em prol da mobilidade a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), em parceria com a Associação Pela Mobilidade a Pé em São Paulo (Cidadeapé), o Idec, Sem Carro, União de Ciclistas do Brasil (UCB), Aliança Bike, ANTP, Caronetas, Bike Zona Sul, Bike Zona Leste, Vá de Bike, Aromeiazero e Bicicleta para Todos. Os grupos organizaram, no Dia Mundial Sem Carro, um debate sobre mobilidade ativa com os candidatos a prefeitura da capital paulista. Estiveram presentes o candidato do PV, Ricardo Young; a candidata pelo PSOL, Luiza Erundina entre outros. Fernando Haddad (PT), João Dória (PSDB) e Martha Suplicy (PMDB) enviaram representantes. 

O Dia Mundial Sem Carro contou ainda com uma bicicletada, onde o CicloBR promoveu uma ação com bexigas de hélio para enfeitar as magrelas. Na mesma semana houve ainda a projeção do filme Bike VS Carros, no Largo São Francisco e na UFABC; e até o consulado holabndês estava distribuindo brindes na avenida Brigadeiro Faria Lima. A programação completa do que rolou você pode ver na página da Semana da Mobilidade. Cada ano que passa a mobilidade ativa, em especial a bicicleta vem ganhando espaço na agenda do poder público e principalmente como demanda da sociedade.

Parabéns a todos!




Últimas notícias:

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

A bike bonita na foto

Seleiconamos uma lista de alguns dos melhores fotógrafos do mundo da bike. Confira!

Doutores de Magrelas é selecionado para o 6º Fórum Mundial da Bicicleta

Projeto do Instituto CicloBR capacita pessoas em situação de rua em mecânica de bicicletas