Abertas as inscrições para o “Prêmio Monumento Márcia Prado: Aos Ciclistas Invisíveis”

Com o intuito de promover a reflexão acerca da violência que atinge quem se locomove de bicicleta pela cidade; relembrar e homenagear as vítimas desta violência; premiar o monumento em sua homenagem e estimular a produção artística, o Instituto CicloBR lança o “Prêmio Monumento Márcia Prado: Aos Ciclistas Invisíveis”. Os interessados poderão encaminhar seus trabalhos até o dia 15 de fevereiro através de formulário disponível na página www.ciclistasinvisiveis.com.br, conforme especificações contidas em edital para download neste mesmo endereço. 

 

O Prêmio foi inspirado em Márcia Prado, ciclista que em 2009 teve sua vida interrompida por uma ocorrência fatal, enquanto pedalava pela Avenida Paulista. Na ocasião, ativistas fizeram a divulgação do Manifesto dos Invisíveis, redigido coletivamente. Também foi instalada uma Ghost Bike na avenida, próximo ao local em que Márcia foi atropelada. Márcia Prado era uma ciclista experiente e ativa nas bicicletadas - acreditava que a bicicleta tinha o poder de humanizar as cidades. Em seu discurso e nas suas práticas, fazia o possível para que as bicicletas tivessem o reconhecimento que merecem: encontrava informações pela internet; entrava em contato com órgãos públicos; pesquisava leis; participava de encontros na praça entre movimentos, ações e viagens.

 

O processo seletivo do melhor trabalho será dividido em duas partes: a primeira etapa será a seleção por júri composto por especialistas convidados pelo instituto CicloBr e a segunda etapa por votação popular. As avaliações devem considerar a qualidade estética; a originalidade; o apelo simbólico e a relação do projeto com o espaço do entorno da Praça do Ciclista. O resultado final do concurso será publicado no site www.ciclistasinvisiveis.com.br de acordo com cronograma disponível no edital.




Últimas notícias:

Não estamos participando ou organizando a descida pela Rota Márcia Prado

O Instituto CIcloBR não tem envolvimento no evento.

Manifesto do CicloBr!

Repúdio contra a lei nº 16.738, de 7 de novembro de 2017

CAMPANHA BIKE GUARANI na Aldeia Tekoá Pyau Pico do Jaraguá

Doe seu dinheiro, doe sua bike, doe seu tempo!

É hoje o Dia Mundial sem Carro! Tome uma atitude!

Venha tomar um café da manhã conosco!