App do Idec avalia mobilidade em São Paulo

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acaba de lançar a versão final do aplicativo MoveCidade, disponível em beta desde setembro. O app é gratuito e pode ser baixado por usuários de Android e iPhone. A ferramenta permite que os usuários avaliem o transporte nos mais diversos modais utilizados na capital paulista, inclusive a bicicleta. As notas são dadas para quesitos como: tempo de espera, lotação, limpeza e infraestrutura dos sistemas.

Apesar de 89% dos consumidores já terem relatado problemas com o transporte público, o índice de reclamações frequentes de insatisfação com os sistemas de transporte na cidade de São Paulo são de apenas 25%. As informações são de um levantamento realizado pelo Instituto em parceria com o Data Popular e permitem o entendimento de que se faz necessário disponibilizar melhores ferramentas de avaliação do sistema. “A qualidade das redes de mobilidade é um direito de todos, garantida pela Poliítica Nacional de Mobilidade Urbana”, afirma Rafael Calábria, pesquisador do Idec.

Para quem pedala, a ferramenta permite avaliar a rede cicloviária da cidade em quesitos como a segurança com relação a automóveis, a sensação de segurança nos cruzamentos, prioridade dos ciclistas no traçado entre outros. O aplicativo transforma a avaliação em uma nota da via ou do ponto com base no cruzamento com as avaliações de outros usuários. O sistema de bicicletas compartilhadas da capital também pode ser avaliado através do app, considerando questões como a manutenção e conservação do equipamento, localização da estação, o funcionamento das máquinas e a disTância percorrida a pé até chegar ao local.

Com os dados coletados pelo MoveCidade, o Instituto criará um banco de dados e as informações serão encaminhadas às empresas prestadoras dos serviços e as autoridades responsáveis, como forma de pressão e reivindicação dos cidadãos. Para mais informações acesse: http://movecidade.org.br/blog/baixe-o-app-movecidade/




Últimas notícias:

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

A bike bonita na foto

Seleiconamos uma lista de alguns dos melhores fotógrafos do mundo da bike. Confira!

Doutores de Magrelas é selecionado para o 6º Fórum Mundial da Bicicleta

Projeto do Instituto CicloBR capacita pessoas em situação de rua em mecânica de bicicletas