Bicicleta volta a ser mais rápida no Desafio Intermodal de SP

Ciclista levou 20 minutos para percorrer o trajeto de 10km por vias expressas da capital paulista

Pelo nono ano consecutivo o Instituto CicloBR organizou o Desafio Intermodal, em São Paulo. É importante ressaltar que o evento não é uma competição e sim uma aferição para saber qual é o meio de transporte mais eficiente numa grande metrópole.

Onze pessoas saíram da Praça Gentil Falcão na hora do rush em direção a Prefeitura no Centro da cidade. Foram usados os seguintes meios de locomoção: bicicleta por vias rápidas, bicicleta por vias calmas, carro, moto, cadeirante, bicicleta dobrável+metrô, pedestre correndo, pedestre caminhando, skate, ônibus e trem+metrô.

Este ano a grande novidade foi a presença do Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto que fez o percurso pedalando por vias calmas. A participação do secretário e de funcionário da Companhia de Engenharia de Tráfego mostra o compromisso do poder público com a mobilidade urbana. Este ano também foi utilizado o ciclomotor elétrico com pedalada assistida. É importante debater o tema das bicicletas elétricas para promover a regulamentação delas. Elas são importantes para pessoas com mobilidade reduzida ou que estão se iniciando nas pedaladas pelas ruas.

 

Secretário de Transportes de SP, Jilmar Tatto, usou a bicicleta por vias calmas no Desafio.

O primeiro a chegar na Prefeitura foi o ciclista Ricardo Bruns que utilizou vias expressas para se locomover. Ele fez o trajeto de 10km em 20 minutos. Três minutos depois chegou o motociclista. Em terceiro o ciclista com a bike dobrável que fez a intermodalidade com o metrô fez o percurso em 46 minutos, melhorando o tempo dos anos anteriores. O passageiro de ônibus chegou 6 minutos antes que o motorista de carro. Este ano, o ônibus utilizou as novas faixas exclusivas implementadas pela Prefeitura.

Ciclista Ricardo Bruns foi o primeiro a chegar na Prefeitura

O passageiro que usou o trem e o metrô chegou praticamente junto com o cadeirante que utilizou os mesmos modais. O paratleta da seleção brasileira de canoagem Kal Brynner elogiou a acessibilidade das estações: ¨Tive facilidade para usar os elevadores e acessar a plataforma, mas tive problema com a sinalização.¨

A participante que foi correndo chegou 5 minutos depois que o motorista do carro. O secretário Jilmar Tatto completou o trajeto antes do skatista e do caminhante. Ele elogiou o respeito dos motoristas: ¨Foi um trajeto muito tranquilo. Os motoristas respeitaram. A melhor parte foi o final, onde passamos pela ciclovia da Rua Vergueiro.¨

O CicloBR também leva em consideração o gasto econômico e o quanto a pessoa polui durante o deslocamento. Também é feita uma parceria com a equipe do Doutor Paulo Saldiva da Faculdade de Medicina da USP para saber o quanto a pessoa emite de gás carbônico durante o trajeto. Um equipamento foi deixado com o motorista do carro e com o ciclista por vias calmas. O resultado será divulgado posteriormente.

Equipamento da Faculdade de Medicina da USP usado para medir a poluição inalada pelo ciclista e pelo motorista do carro


É possível concluir que a bicicleta não é mais uma alternativa como meio de transporte e sim uma realidade. Por isso é importante investir em estrutura cicloviária para trazer mais ciclistas para a rua. E que existem outros meios de locomoção nas grandes metrópoles mais eficiente que o carro.

Resultados do 9º Desafio Intermodal SP

  1º  Bike por vias rápidas  Ricardo Bruns  20min09seg
  2º  Moto  Victor Campos  23min07seg
  3º  Bike dobrável + Metrô  Thiago Benicchio  46min15seg
  4º  Ônibus  Paulo  53min58
  5º  Carro  Roberto Sekya  59min45seg
  6º  Trem + Metrô  Maria Salete  01h02min19seg
  7º  Cadeirante + Transporte Público  Kal Brynner  01h03min24seg
  8º  Pedestre correndo  Tatiana Lowenthal  01h04min55seg
  9º  Ciclista vias calmas  Jilmar Tatto  01h27min03seg
 10º  Skate  Eduardo Arcas  01h32min45seg
 11º  Pedestre caminhando  Luciana Nascimento  01h45min08seg

 

Imprensa no Desafio Intermodal

 

Créditos das fotos: Antonio Miotto.




Últimas notícias:

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

A bike bonita na foto

Seleiconamos uma lista de alguns dos melhores fotógrafos do mundo da bike. Confira!

Doutores de Magrelas é selecionado para o 6º Fórum Mundial da Bicicleta

Projeto do Instituto CicloBR capacita pessoas em situação de rua em mecânica de bicicletas