Desafio Intermodal

O CicloBR organiza o Desafio Intermodal de São Paulo desde 2009. Os três primeiros anos (2006, 2007 e 2008) foram organizados por participantes da Bicicletada São Paulo e a partir de 2009 o CicloBR se tornou o organizador oficial. 

O CicloBR usa o método criado pela ONG Transporte Ativo do Rio de Janeiro para realizar o Desafio Intermodal. A idéia principal é fazer uma aferição para saber qual é o meio de transporte mais eficiente dentro de uma cidade. São levados em consideração três itens: tempo gasto, dinheiro gasto e poluição emitida para se locomover. A medição é feita em diversos modais, como bicicleta, carro, moto, transporte público, cadeirante, skate, patins pedestre e até mesmo helicóptero. 

Desde 2006, é possível perceber que a bicicleta é um meio de transporte eficiente, sustentável e dinâmico e que ao longo dos anos o uso do carro em São Paulo fica cada vez mais lento e mais caro. E com os investimentos no transporte público nos últimos anos é possível perceber melhorias para as pessoas. 
O Desafio Intermodal de São Paulo está em constante evolução. Atualmente, é realizada uma parceria com a Faculdade de Medicina da USP, com a equipe do Doutor Paulo Saldiva, onde é feita a medição de quanto o ciclista e o motorista de carro inalam de poluição durante o deslocamento do Brooklin, na Zona Sul de São Paulo até o Centro da capital paulista. Segundo a pesquisa do Dr. Paulo Saldiva, o motorista do carro inalou quatro vezes mais gases tóxicos do que o ciclista.

E em 2014, o Secretário Municipal de Transporte de São Paulo, Jilmar Tatto participou do Intermodal fazendo o trajeto pedalando, o que mostra a abertura de diálogo com o poder público nos últimos anos. 

Veja como foi o Desafio Intermodal 2014:




Últimas notícias:

Manifesto do CicloBr!

Repúdio contra a lei nº 16.738, de 7 de novembro de 2017

CAMPANHA BIKE GUARANI na Aldeia Tekoá Pyau Pico do Jaraguá

Doe seu dinheiro, doe sua bike, doe seu tempo!

É hoje o Dia Mundial sem Carro! Tome uma atitude!

Venha tomar um café da manhã conosco!

Bike Help Edição Especial - Semana da mobilidade

Os atendimentos são feito por mecânicos com selo CicloBR.