Doutores de Magrelas é selecionado para o 6º Fórum Mundial da Bicicleta

De 19 a 23 de abril a Cidade do México (Mex.) receberá a 6ª edição do Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), um evento independente, organizado pela sociedade civil com o objetivo de unir os cidadãos de todo o mundo para celebrar e promover o ciclismo. Com o tema “Cidades Feitas à Mão”, em 2017 o FMB terá atividades separadas em grupos a partir dos 4 elementos naturais – Ar; Água; Terra e Fogo.

 

O painel Ar irá reunir apresentações, exposições e diálogos de aprendizado com especialistas internacionais e casos de sucesso. As atividades do grupo Água, por sua vez, serão divididas em grupos de trabalho e diálogo horizontais, com a troca de experiências e conhecimento entre todos os participantes. O grupo Terra abrigará as atividades ao ar livre, pedaladas da Massa Crítica, urbanismo tátil, demonstrações a céu aberto e outras experiências enriquecedoras nas ruas. Por fim, em Fogo os esforços serão dirigidos para a materialização da paixão pela bicicleta, através de propostas de políticas públicas, com o objetivo de construir cidades mais inteligentes, limpas, saudáveis e amigáveis.

 

A organização do evento recebeu cerca de 450 propostas de 13 países diferentes, entre eles do Brasil, que teve diversas propostas selecionadas. O Instituto CicloBR, por exemplo, irá apresentar o Doutores de Magrelas, que visa a formação de mecânicos de bicicleta, voltado para pessoas em situação de rua com o objetivo de facilitar sua recolocação no mercado de trabalho, dando-lhes novas perspectivas profissionais e de geração de renda. A capacitação permite que pessoas em situação de grande vulnerabilidade social possam ter uma profissão e consigam, por exemplo, trabalhar em bicicletarias; acompanhar grupos de pedal e cicloviagens ou até repassar o conhecimento adquirido, ministrando cursos de mecânica de bikes para amadores.

 

Além do CicloBR, algumas das organizações nacionais que também marcarão presença são: União de Ciclistas do Brasil (UCB); Ameciclo; Bike Anjo; CicloIguaçu; BH em Ciclo; Transporte Ativo; Ciclocidade; BHTrans; ITDP Brasil; Pedala Manaus; Ciclourbano entre outras organizações e iniciativas individuais. A programação ainda não está fechada e nem todos as iniciativas selecionadas foram divulgadas, assim mesmo, para mais informações, acesse: http://fmb6.net/

 

Apresentação

 

Aula 1

 

2a Turma

 




Últimas notícias:

É hoje o Dia Mundial sem Carro! Tome uma atitude!

Venha tomar um café da manhã conosco!

Bike Help Edição Especial - Semana da mobilidade

Os atendimentos são feito por mecânicos com selo CicloBR.

12º Desafio Intermodal em São Paulo

Qual é o modal mais eficiente na cidade?