Nota de cancelamento da reunião aberta da Rota Márcia Prado

Infelizmente vimos informar o cancelamento da reunião aberta que iria discutir propostas para a Rota Márcia Prado, a ser realizada no dia 09 de dezembro de 2015.

Esse cancelamento é devido ao recebimento de uma intimação do Tribunal de Justiça (Comarca Cubatão) que proíbe o CicloBR de organizar os Eventos da Rota Márcia Prado, intimação essa que foi recebida após o lançamento dessa reunião.

Para que esse evento não criasse uma interpretação equivocada do judiciário, de que estaríamos incentivando os ciclistas a realizarem o evento por conta própria, por sugestão dos nossos advogados, resolvemos cancelar a reunião aberta marcada para o dia 09.

Desde 2009 o Instituto CicloBR está à frente da organização do evento anual da Rota Márcia Prado, normalmente realizado nas primeiras semanas de dezembro, sendo que a última edição ocorreu em dezembro de 2012, sempre com todas as autorizações necessárias e apoio de órgãos governamentais.

Em 2013 não obtivemos essa autorização e por isso o evento não foi organizado. Em 2014 houve uma nova tentativa de organização do evento que mais uma vez não foi autorizado. Já no ano de 2015, como a atual gestão assumiu apenas em meados de setembro, decidimos que não haveria tempo hábil para a organização de uma nova edição do evento, mas que trabalharíamos para a realização de algum evento em 2016.

Queremos aproveitar essa nota para esclarecer alguns pontos.

1) Não apoiamos nenhum evento que tente se passar pelo evento anual da Rota Márcia Prado.

2) A criação do “Evento Rota Márcia Prado”, desde seu início teve como objetivo divulgar a rota criada por membros do Instituto, mostrar que havia uma demanda pela oficialização da rota e principalmente para provar sua viabilidade. Para que a Rota se torne oficial, entre outras coisas, é necessário investimentos em infraestrutura em alguns pontos, investimentos que visam não colocar o ciclista em risco, principalmente no trecho em que o ciclista precisa trafegar pela Rodovia dos Imigrantes, até acessar a Estrada do Parque da Serra do Mar, também conhecida como estrada de Manutenção.

3) A principal luta do Instituto CicloBR em relação a Rota Márcia Prado, não é apenas realizar o evento anual, mas sim tornar a rota oficial para que o ciclista possa usufruir da rota durante todo o ano, como já ocorre em diversas rotas cicloturísticas no mundo inteiro (exemplo, Caminho de Santiago).

Devido a isso, tão logo entreguemos nossa defesa, iremos convocar um novo evento para, não apenas apresentar nossas propostas para a oficialização do Rota, mas também quando e como pretendemos organizar os próximos eventos pela Rota Márcia Prado, que não necessariamente precisará ocorrer uma única vez por ano.

Pra encerrar, lamentamos o cancelamento dessa reunião, pedimos desculpas pelos transtornos e afirmamos que estamos trabalhando para que muito em breve, apresentar uma proposta que resolva essa questão de forma definitiva.

Instituto CicloBR 

 




Últimas notícias:

Manifesto do CicloBr!

Repúdio contra a lei nº 16.738, de 7 de novembro de 2017

CAMPANHA BIKE GUARANI na Aldeia Tekoá Pyau Pico do Jaraguá

Doe seu dinheiro, doe sua bike, doe seu tempo!

É hoje o Dia Mundial sem Carro! Tome uma atitude!

Venha tomar um café da manhã conosco!

Bike Help Edição Especial - Semana da mobilidade

Os atendimentos são feito por mecânicos com selo CicloBR.