O CicloBR no mês da Mobilidade

Setembro é o mês mais agitado para quem discute a mobilidade, especialmente para aqueles que defendem o transporte ativo e a bicicleta. O Dia Mundial Sem Carro, comemorado mundialmente no dia 22 de setembro, é celebrado em São Paulo desde 2003, tornando-se o evento chave, que gerou a Semana e o Mês da Mobilidade. Durante todo o mês de setembro entidades e organizações da sociedade civil se articulam para chamar atenção do poder público, da iniciativa privada e das pessoas para melhorias na dinâmica das cidades, especialmente para pedestres e ciclistas. O Instituto CicloBR é uma destas organizações.

 

As atividades do Instituto CicloBR começaram no dia 04 de setembro, na Praça do Ciclista, onde realizamos uma oficina de confecção de carros movidos a arroz e feijão. Os veículos confecionados serão utilizados no dia 22, o Dia Mundial Sem Carro, quando percorreremos a avenida Paulista com nossos veículos movidos à tração humana. No domingo (11), a equipe do Instituto CicloBR esteve na Chácara Santana, com a Família Bola 8, na 3ª Operação Risca Muro com som do Dub in Guetto. O CicloBR promoveu atividades com crianças e adolescentes, além do Cross-Country Urbano e o Downhill.

 

Na quinta-feira (15), realizaremos a 11a edição do Desafio Intermodal (DI), saindo da Praça General Gentil Falcão, no Brooklin, com destino ao Vale do Anhangabau. Neste ano o DI contará pela primeira vez com a participação de um deficiente visual e de um usuário do serviço Uber. O desafio conta com uma parceria com a equipe do professor Paulo Saldiva, da FMUSP, que fará a medição da exposição à poluição do usuário do carro.

 

No sábado (17), o CicloBR promove uma oficina de mecânica de bicicletas para iniciantes, a partir das 10h00 na Praça dos Arcos, região da Paulista. O evento é gratuito e aberto ao público, e as vagas dependem da ordem de chegada. No domingo (18) nossa equipe estará na Avenida Koshun Takara, na zona norte da cidade, para uma Gincana de Bike e Pintura de Rua, a partir das 10h30. Na segunda-feira (19), faremos o tradicional Café da Manhã do Ciclista, oferecido gratuitamente a partir das 05h00 no Largo do Socorro, zona sul da cidade. No mesmo dia, a tarde, será a vez da zona leste, onde faremos um lanche, também gratuito, na avenida Imperador, a partir das 17h00.

 

A programação não para por aí. Na quarta-feira (21) faremos um Ato de Conscientização do Dia Mundial Sem Carro, na Praça do Ciclista, a partir das 10h00. Já na quinta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, faremos o passeio com diversos carros movidos a arroz e feijão, tracionados por nossas próprias pernas. Será uma forma lúdica de mostrar às pessoas o espaço que uma pessoa ocupa quando se desloca em um veículo individual motorizado. O Desafio Intermodal Periferias que seria realizado no dia 22 foi adiado e ainda não tem data definida.

 

Nos dias 24 e 25 (sábado e domingo) o Instituto CicloBR participará da Shimano Fest, com Oficina de Escultura para Crianças; Oficina de Mecânica Básica Para Mulheres além de um debate sobre mobilidade no espaço Bike Mobility. Participe, tem atividade para todos os gostos! Para outras atividades do mês da Mobilidade, acesse: https://semanadamobilidade.wordpress.com/programacaodiadia/




Últimas notícias:

Manifesto do CicloBr!

Repúdio contra a lei nº 16.738, de 7 de novembro de 2017

CAMPANHA BIKE GUARANI na Aldeia Tekoá Pyau Pico do Jaraguá

Doe seu dinheiro, doe sua bike, doe seu tempo!

É hoje o Dia Mundial sem Carro! Tome uma atitude!

Venha tomar um café da manhã conosco!

Bike Help Edição Especial - Semana da mobilidade

Os atendimentos são feito por mecânicos com selo CicloBR.