Oficina de mecânica básica de bicicletas para mulheres.

O Instituto CicloBR, participou da 7ª Edição da Virada Sustentável, com a Oficina de Mecânica Básica de Bicicletas para Mulheres, ensinando as ciclistas a resolverem sozinhas problemas comuns no dia a dia de quem pedala.

 

A Virada Sustentável é um movimento em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival do tema no Brasil, em várias cidades, com a participação direta de organizações da sociedade civil e órgãos públicos.

 

“ Melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade”.

 

O evento funciona como um laboratório de práticas sustentáveis nas cidades por onde passa, estimula as instituições locais a exercitá-las em mobilidade urbana (caminhada, bicicleta e uso do transporte público); inclusão de pessoas com deficiência, no que concerne à melhoria de sua acessibilidade, voltadas, por exemplo, para a redução de barreiras arquitetônicas; valorização e utilização do espaço público pela população.

A concepção da Virada 2017 é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo um desses objetivos a “Igualdade de Gênero”. As mulheres representam apenas 6% dos ciclistas, pesquisa sobre o perfil do ciclista na cidade de São Paulo da Ciclocidade, uma participação importante, mas ainda muito discreta.

O Instituto CicloBR luta e apoia a independência e o empoderamento das mulheres e a Oficina de Mecânica Básica de Bicicletas pode significar uma grande virada na vida daquelas mulheres que ainda se sentem impedidas ou inseguras para pedalar por não terem um conhecimento técnico básico sobre a mecânica das magrelas.

A oficina foi idealizada para atender qualquer mulher que, sendo ciclista ou não, utilize a bicicleta como meio de transporte, esporte, lazer ou mesmo atletas que desejam aprender a fazer pequenos ajustes e reparos, tais como:

  • Conhecimento da nomenclatura das principais peças de uma bicicleta;
  • Retirada e colocação de rodas de bicicleta com maior facilidade;
  • Como efetuar a troca da câmara ou de um pneu;
  • Os diversos tipos e modelos de pneus, rodas, selantes e acessórios para a prevenção de furos, bem como as indicações das causas, ações e como evitá-los;
  • Como efetuar reparos e remendos de furos em uma câmara, com passo a passo e dicas importantes;
  • Como consertar a corrente, bem como o tamanho ideal, dicas para evitar a quebra, as combinações de marchas para diminuir desgaste, como identificar o momento necessário para troca e o uso do “Power Link”.

 

O evento deste domingo contou com a participação de 15 mulheres, que puderam aprender muito sobre a mecânica básica das magrelas, trocando ideias sobre pedal e mobilidade, além de curtirem uma tarde muito agradável e produtiva com a equipe do Instituto CicloBR, foi muito bom e só temos a agradecer a todos os envolvidos.

Oficina de Mecânica Básica de Bicicletas para Mulheres.
Local:
Tenda Oficina , Parque do Ibirapuera.
Data: 26/08/2017
Horário: das 12hs. às 15hs

 

VAMOS VIRAR SP!

 

 

 




Últimas notícias:

É hoje o Dia Mundial sem Carro! Tome uma atitude!

Venha tomar um café da manhã conosco!

Bike Help Edição Especial - Semana da mobilidade

Os atendimentos são feito por mecânicos com selo CicloBR.

12º Desafio Intermodal em São Paulo

Qual é o modal mais eficiente na cidade?