Pela 8ª vez em 11 edições, bicicleta vence o Desafio Intermodal em São Paulo

 

O menor tempo do Desafio Intermodal (D.I.) 2016 em São Paulo foi novamente da bicicleta por vias rápidas. O ciclista Marcelo Florentino Soares fez o percurso de aproximadamente 10km entre a Praça General Gentil Falcão no Brooklin e a Prefeitura Municipal, no Anhangabaú em apenas 18 minutos. Esta é a 8ª vez, dos 11 desafios realizados até hoje, que a bicicleta por vias rápidas faz o menor tempo. Vale destacar que o D.I. não é uma corrida, mas um comparativo de eficiência de deslocamento na cidade.

O destaque desta edição, no entanto, não foi apenas a eficiência da bicicleta, mas a constatação que dos 9 modais com tempo inferior a uma hora, 7 foram modais ativos – entre os motorizados, apenas a motocicleta conduzida por Victor Campos e a combinação trem e metrô, utilizada por José Gonçalves, conseguiram tempo inferior a 1 hora de deslocamento. A motocicleta ocupou a 3ª colocação (0h30min), atrás da bicicleta por vias rápidas conduzida por um homem (Marcelo Soares -18 min) e o mesmo modal conduzido por uma mulher (Roberta Godinho - 0h25min). 

Após a motocicleta chegaram Luciano Santos, de skate (0h45min); Paulo Machado, de patins (0h46min); Silvia Cruz, na corrida (0h48min); Daniel Hasse, de bicicleta por ciclovias (estrutura que já abrange quase a totalidade do percurso), em 0h53min; José Gonçalves na intermodalidade trem e metrô (0h55min) e a bicicleta conduzida por Vera Penteado, representante da melhor idade (0h59min).

Os demais modais, incluindo táxi (Kaciane Martins), ônibus (Samir Souza), caminhada (Carlos Aranha), Uber (Silvia Ballan), ente outros, concluíram a prova em 1hora ou mais. Outro ponto que chamou atenção nesta edição do D.I. foi o tempo de deslocamento do automóvel particular, conduzido por José Brunetti, que com 1h49min foi o último a chegar.  Luis Eduardo, deficiente visual que utilizou o ônibus com o auxílio do aplicativo CittaMobi, chegou em 1h15min. Também participaram Henrique Boney (bicicleta dobrável + ônibus); Paulo Alves (bicicleta por vias calmas) e Bruno Nogueira (bicicleta + metrô).

A experiência comprova a eficiência dos modais ativos em uma metrópole, mesmo com pouco  investimento em infraestrutura e a falta de respeito por parte de motoristas com quem opta por este tipo de deslocamento. O coordenador de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo, Carlos Aranha, fez o deslocamento a pé e lamentou o descaso histórico do poder público para quem caminha. “A mobilidade a pé é a forma mais negligenciada na cidade de São Paulo, apesar de ser a mais praticada e óbvia”, afirmou Aranha.

Para Silvia Cruz, cofundadora da ONG Corrida Amiga, que fez o percurso correndo, a cidade ainda é muito hostil para quem se desloca ativamente, mas esta ainda é a melhor maneira de experimentá-la. “Vale muito a pena sair da bolha do carro, vivenciar a cidade e seus problemas, demandar melhorias para os tomadores de decisão”, afirmou.  O presidente do Instituto CicloBR, Hamilton Takeda, comemorou o resultado do Desafio Intermodal e defendeu o transporte ativo na cidade. “Ele diminui o número de carros nas ruas, diminui a emissão de poluentes e é capaz de mostrar as pessoas um outro jeito de chegar no seu destino”, lembrou Takeda.

Além do fator tempo, foram consideradas questões como o custo de cada modal e a emissão de poluentes, o que revela uma distância ainda maior de eficiência entre a bicicleta e o carro. 

 

#

MODAL

TPO. APROX.

1

 Bicicleta por vias rápidas masculino

0h18 min 

2

 Bicicleta por vias rápidas feminino

0h25 min 

3

 Motocicleta

0h30 min 

4

 Skate

0h45 min 

5

 Patins

0h46 min 

6

 A pé - correndo

0h48 min 

7

 Bicicleta por ciclovia

0h53 min 

8

 Trem + metrô

0h55 min 

9

 Bicicleta - melhor idade

0h59 min 

10

 Taxi

1h00 min 

11

 Bicicleta dobrável + ônibus

1h01 min 

12

 Ônibus

1h05 min 

13

 Bicicleta por vias calmas

1h08 min 

14

 Bicicleta + metrô

1h13 min 

15

 Ônibus Deficiente Visual

1h15 min 

16

 A pé - caminhando

1h16 min 

17

 Uber

1h28 min 

18

 Carro

1h49 min 

 




Últimas notícias:

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Instituto CicloBR convoca associados para Assembléia

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

Corrida com desconto na 99 vai ajudar na doação de equipamentos a ciclistas.

A bike bonita na foto

Seleiconamos uma lista de alguns dos melhores fotógrafos do mundo da bike. Confira!

Doutores de Magrelas é selecionado para o 6º Fórum Mundial da Bicicleta

Projeto do Instituto CicloBR capacita pessoas em situação de rua em mecânica de bicicletas